Em destaque

quarta-feira, 6 de março de 2019

DICAS CELPE-BRAS (PARTE 3 - PROVA ORAL)

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español

Image (studying the park) by CollegeDegrees360 (CC BY 2.0)
"Dicas Celpe-Bras" é uma série de artigos aqui no meu Blog. Neste artigo, entenda como funciona e receba dicas sobre a parte oral da prova Celpe-Bras.



Como funciona a parte oral do exame...

A Parte Oral do Celpe-Bras se dá a partir de uma interação face a face entre você e o examinador. Assim como na parte escrita, o foco é a comunicação. Esta parte tem a duração de 20 minutos e pode ser gravada em áudio ou em vídeo. Neste processo, você tem duas partes:
- Tarefa 1: Conversa sobre interesses pessoais
- Tarefa 2: Conversa a partir dos Elementos Provocadores

Na parte oral do Celpe-Bras, você é avaliado por dois examinadores, um deles é o "entrevistador" e o outro é o "observador". Mas, apenas o entrevistador interage com você.

É importante lembrar que a prova oral não é uma entrevista onde você responde a perguntas de forma mecânica. Esta prova oral é uma simulação de conversa em língua portuguesa.


1ª parte: Conversa sobre interesses pessoais

A primeira parte da conversa que você vai ter, durará aproximadamente 5 minutos. Nesta parte, você terá uma espécie de entrevista sobre os seus interesses pessoais. As perguntas serão feitas com base nas informações que você preenche no formulário de inscrição para a prova do Celpe-Bras.

Nesta entrevista, eles vão perguntar sobre a sua família, os seus hobbies, a sua profissão e outros. Então, você vai poder se expressar sobre a sua experiência com a língua portuguesa do Brasil, com o Brasil, com o seu processo de aprendizagem... Enfim, você vai poder mostrar o que sabe sobre alguns traços culturais do Brasil.

DICAS:
  • As perguntas desta primeira fase são perguntas pessoais e que já foram respondidas na sua ficha de inscrição. Então, é muito importante que você mesmo preencha este formulário;


  • 2ª parte: Conversa a partir dos Elementos Provocadores

    A Segunda Parte, com duração de aproximadamente 15 minutos, consiste em uma conversa a partir dos Elementos Provocadores. Os Elementos provocadores podem são pequenos textos e imagens de temas variados (ecologia, educação, esportes e outros). No total, você vai ser apresentado a 3 elementos provocadores.

    Você vai ter 1 minuto para ler ou observar cada elemento e depois vai ter que fazer um breve comentário sobre ele.

    Depois disso, você vai continuar conversando com o entrevistador. E ele vai fazer algumas perguntas adicionais sobre o assunto.

    Nesta parte, você terá a oportunidade de expressar os seus conhecimentos de vocabulário, gírias, regionalismos, expressões idiomáticas, vocabulário e claro, aspectos culturais.

    DICAS:
  • Você pode fazer perguntas ao entrevistador para esclarecer qualquer coisa que você não tenha compreendido;
  • Não se prenda apenas aos textos, as imagens também são muito importantes;
  • O entrevistador não avalia a sua opinião, portanto, você é livre para falar o que pensa;
  • Caso você não entenda algum aspecto cômico, tente usar o título do elemento como base para expressar a sua opinião;
  • Você pode expandir a discussão ao fazer links com outros temas que estão relacionados ao tema da discussão.


  • Como se preparar para a parte oral do exame...

    Primeiramente, você tem que saber quais são os aspectos avaliados durante a sua prova oral do Celpe-Bras. São eles: - Compreensão da fala do entrevistador;
    - Capacidade de produção oral;
    - Fluência;
    - Domínio do vocabulário e de estruturas do idioma;
    - Pronúncia;

    Durante o exame, você terá que entender o que o entrevistador vai te perguntar ou comentar com você. Para estar preparado para isso, você vai ter que assistir a vídeos, entrevistas, telejornais e também é interessante procurar aulas de conversação. Essas atividades vão ser bons exercícios de compreensão auditiva.

    No exame, também será avaliada a sua competência para interagir em Língua Portuguesa do Brasil com desenvoltura e autonomia na sua produção oral. Para isso, você vai ter que apresentar um bom vocabulário. Esforce-se para ler bastante, isso ajudará a expandir o seu vocabulário. Lembre-se que só um bom vocabulário pode te ajudar a desenvolver uma boa desenvoltura.

    Estude as estruturas mais complexas do idioma português. Esteja preparado para usar as conjunções e os advérbios. Eles são extremamente importantes e vão ajudar muito na sua fluência. A capacidade que você tem de continuar conversando sem interromper o fluxo da conversa é extremamente importante.

    Ter uma pronúncia adequada é essencial. Também você deve estar preparado para ter ritmo e entonação apropriados.Tente treinar falando em frente ao espelho. E observe como estão as suas pausas, o ritmo da sua fala e outros aspectos. Outra dica, é gravar vídeos falando sobre algum assunto. E depois, assista aos vídeos e identifique os seus pontos positivos e os seus pontos negativos.


    O que não fazer!

    não peça para outra pessoa responder à sua ficha de inscrição. Lembre-se que a primeira parte vai ter apenas perguntas que já foram respondidas no formulário. Nas suas respostas, você deve ser coerente com o que já está escrito no formulário.

    Evite falar "huuuum", "heeee" ou "né" durante a sua conversa. Ter essa mania, é muito negativo para a sua pontuação. Você terá que ter uma estratégia para não ficar pausando muito.

    Se você não entender alguma coisa, você pode sim pedir para entrevistador repetir a frase. Mas lembre-se: não peça para o entrevistador repetir as frases o tempo todo. Outro mal sinal, é se o entrevistador pedir para você repetir as suas frases.

    Evidentemente, não permita interferências da sua língua materna . Se você não lembra de alguma palavra em português, use um sinônimo, mas nunca use a palavra no seu idioma nativo.



    Não esqueça de ler os outros artigos da série...

    DICAS CELPE-BRAS (PARTE 1 - APRESENTAÇÃO)
    DICAS CELPE-BRAS (PARTE 2 - PROVA ESCRITA)
    DICAS CELPE-BRAS (PARTE 3 - PROVA ORAL)



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário