Em destaque

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

DICAS CELPE-BRAS (PARTE 2 - PROVA ESCRITA)

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español

Image (College Students) by CollegeDegrees360 (CC BY 2.0)
"Dicas Celpe-Bras" é uma série de artigos aqui no meu Blog. Neste artigo, entenda como funciona e receba dicas sobre a parte escrita da prova Celpe-Bras. A parte escrita vai ser a primeira parte do seu exame.



Como funciona a parte escrita do exame...

No CELPE-Bras, quem escreve bem tem muita vantagem. Por quê? Bem, o exame tem 6 tarefas no total, mas 4 delas envolvem escrever um texto. Essas 4 tarefas de escrita, são conhecidas como PARTE ESCRITA ou PARTE COLETIVA do Celpe-Bras.

É muito importante ter em conta o tempo, pois a parte escrita do Celpe-Bras tem duração de 3 horas. Parece muito, mas na realidade, não é! São muitas atividades para fazer. A prova escrita é dividida em 4 tarefas, então você vai ter uma média de 45 minutos por tarefa. As tarefas da parte escrita são:
- Tarefa 1: VÍDEO (compreensão oral e escrita e produção escrita)
- Tarefa 2: ÁUDIO (compreensão oral e escrita e produção escrita)
- Tarefa 3: TEXTO ESCRITO (compreensão escrita e produção escrita)
- Tarefa 4: TEXTO ESCRITO (compreensão escrita e produção escrita)

Nestas 4 atividades, você vai ter que produzir 4 textos diferentes, de acordo com o que será pedido.

No Celpe-Bras, a parte escrita não tem exercícios de múltipla escolha ou de completar. Você não vai ter aquelas questões sobre gramática ou vocabulário.

Os exercícios da parte escrita do Celpe-Bras abordam situações mais reais do nosso dia-a-dia. O foco é justamente avaliar a sua capacidade de compreensão (oral e escrita) e produção escrita.

Mas, isso não significa que o seu vocabulário e gramática não serão considerados. Eles vão sim! Em cada tarefa, você vai compreender o que se pede, vai compreender os vídeo/áudio/textos e vai produzir 4 textos relacionados. Para fazer tudo isso, você vai ter que ter uma boa qualidade com respeito à sua gramática e o seu vocabulário.


1ª parte: vídeo e áudio

Na primeira parte da prova escrita do exame do Celpe-Bras, você vai ter duas tarefas que integram compreensão e escrita.

TAREFA 1:
Nesta tarefa, primeiro, você vai poder ler o enunciado da Tarefa 1. Esse tempo é importante para entender bem o que a tarefa pede de você. Isso é muito importante, porque a compreensão das instruções das tarefas é parte da avaliação.
Depois, você, junto com todos os outros candidatos, vai assistir a um vídeo que vai ser passado duas vezes.

TAREFA 2:
Ao término do tempo destinado à Tarefa 1, você e os outros candidatos também vão ouvir duas vezes um áudio. E novamente eu aviso: leia com atenção o enunciado da tarefa 2! Depois de ouvir o áudio, você poderá decidir como vai dividir o tempo restante do exame para responder às Tarefas 2, 3 e 4. Caso ainda sobre tempo, vocês poderão voltar à Tarefa 1.

DICAS:
- Você pode fazer anotações enquanto assiste ao vídeo ou ouve o áudio;
- Alguns alunos comentaram que nem sempre o áudio do Celpe-Bras é bom. Então, esteja preparado(a) para isso;
- Geralmente, as tarefas 1 e 2 são mais de "descrição";


2ª parte: textos

Na segunda parte da prova escrita, você vai ter dois textos para ler. E, como base no que você leu, você vai produzir mais dois textos. Essas são as suas Tarefa 3 e Tarefa 4, elas integram leitura e escrita.

Nesta parte, valem os mesmos conselhos: cuide bem do tempo, entenda bem o que cada tarefa pede para você fazer. Não adianta nada você ter um vocabulário e gramática muito boas se os seus textos não refletem o que o enunciado pediu. Também não adianta nada escrever super bem e, por falta de tempo, terminar seus textos muito mal.

DICAS:
- Os textos das tarefas 3 e 4, geralmente, são reportagens de jornais ou revistas;
- Geralmente, as tarefas 3 e 4 são mais de "opinião";
- Você não precisa ser um especialista nos assuntos das reportagens;
- Mas, você precisa saber se expressar bem sobre o assunto no estilo de texto correto;


Como se preparar para a parte escrita do exame...

Uma parte bem importante da preparação, é conhecer a estrutura da prova, por isso é bom fazer as provas antigas. No link a seguir, você encontra um "Acervo Celpe-Bras" disponibilizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Neste acervo, estão disponíveis as provas e editais de todas as edições do Exame Celpe-Bras: Acervo Celpe-Bras

Lembra que eu comentei mil vezes que é importantíssimo entender o enunciado de cada atividade? Pois é... Então inclua isso na sua preparação. A primeira coisa que você vai fazer depois de entender o enunciado é saber qual tipo de texto você deve produzir (gênero do texto) e a segunda coisa é saber para quem é destinado esse texto (interlocutor). O seu objetivo então, será saber essas duas coisas e quem vai te dizer as repostas é o enunciado.

Sabendo disso, na sua preparação, você deve estudar como se escreve os diversos tipos de texto. Pratique bastante a escrita de textos descritivos e também textos de opinião. Treine a escrita de textos informais e também de textos formais. Seguem alguns tipos de texto que já foram pedidos no Celpe-Bras:
- e-mail a um amigo
- e-mail corporativo
- carta
- reportagem - carta
- publicação para um site
- anúncio
- aviso
- diário

Use o rascunho! Não deixe de usar o caderno de anotações. O seu rascunho vai ser muito útil no momento de escrever o texto final.

Uma boa dica também é usar as provas comentadas do site do Inep. Lá tem exemplos de textos de alunos que tiraram a pontuação máxima e de alunos que tiraram a pontuação mínima. Ter essa noção é bem legal. Você pode encontrar essas provas comentadas neste link: Prova Celpe-Bras comentada - 2013


O que não fazer!

Não descuide da sua caligrafia! Lembre-se que uma pessoa vai corrigir os seus textos, e essa pessoa precisa poder entender o que você escreveu, né? Então, escreva com uma letra legível.

Não rasure e nem use corretivo na folha do seu texto final! Para isso, use o rascunho. No rascunho, você pode escrever de lápis e você pode corrigir o que você escreveu. Mas, a folha final do seu texto tem que estar toda certinha. Se o seu texto final tiver rasuras, você pode ser desclassificado. Cuidado!

Não entregue a prova escrita a lápis! O texto final, além de estar sem rasuras, deve ser escrito a caneta.

Não escreva nem mais, nem menos do que foi pedido! Você não vai receber pontos a mais se você escrever mais linhas do que pediram. Então, não passe do limite de linhas. Logicamente, não escreva menos linhas do que o mínimo pedido.

Não descuide das conjunções e advérbios! Eles fazem muita diferença no resultado final do seu exame. São eles que enriquecem os seus textos e até a sua parte oral. E, apesar de não ser tão cobrada como as conjunções e advérbios, não descuide das acentuações.

Não permita interferências da sua língua materna! Se você não souber como expressar algo em português, não tente escrever na sua língua materna.


Não esqueça de ler os outros artigos da série...

DICAS CELPE-BRAS (PARTE 1 - APRESENTAÇÃO)
DICAS CELPE-BRAS (PARTE 2 - PROVA ESCRITA)
DICAS CELPE-BRAS (PARTE 3 - PROVA ORAL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário