Em destaque

domingo, 14 de agosto de 2016

TÓPICOS PARA CONVERSAÇÃO EM PORTUGUÊS: SAÚDE


FRASES ÚTEIS:
  • Eu me cuido muito!
  • Vendo saúde! Nunca vou ao médico.
  • Eu tenho uma saúde de ferro.
  • Com saúde não se brinca!
  • Ontem eu comecei a me sentir um pouco mal. E hoje passei o dia todo de cama.
  • Meu país tem um sistema de saúde público.
  • Eu estou com dor de cabeça... vou tomar uma aspirina!


  • Mais ajuda com o vocabulário...

    Você é uma pessoa de hábitos saudáveis? Para saber, responda ao seguinte questionário:

    1) Você corre quando vê que vai perder o ônibus?
    Claro!
    Eu prefiro não correr. Mas se estou com pressa, eu corro.
    Eu não corro nunca! Prefiro perder o ônibus.

    2) Você cumpre com os 30 minutos diários de exercícios recomendados?
    Todos os dias, sem exceção.
    Uma ou duas vezes por semana, mas não todos os dias.
    30 minutos? Está de brincadeira? Claro que não.

    3) Você come vegetais cinco vezes ao dia, como recomendado pelos médicos?
    Sim, claro. Adoro frutas, legumes e verduras.
    Bem, como todos os dias. Mas não tanto.
    Sinceramente, prefiro batatas fritas ou chocolates.

    4) Você é capaz de ficar em pé, esticar os braços e se agachar até tocar as pontas dos pés?
    Sem problemas.
    Sim, mas é difícil.
    Mal consigo ver os meus pés!

    5) Você evita o álcool e o fumo?
    Só tomo café e nunca fumei na minha vida.
    Só bebo aos finais de semana. E de vez em quando, eu fumo um cigarrinho.
    Bebo quase todas as noites e fumo um maço de cigarro por dia.


    Image (health care) by wahousegop (CC BY 2.0)


    Conte-me...
  • Você fica resfriado ou gripado mais de uma vez por ano?
  • Você já teve dores de cabeça? Você ou alguém que você conhece sofre de enxaquecas?
  • Você tem alguma alergia?
  • Você tem cicatrizes?


  • Sua opinião...
  • Você tem medo de agulhas?
  • Você considera o álcool como uma droga. Você bebe muito?
  • Você tem medo do dentista?
  • O que você acha do fumo/tabaco?
  • O que você pensa sobre a medicina alternativa?


  • Estilo de vida...
  • Você se considera uma pessoa saudável?
  • Você acha que deve perder peso?
  • Você come frutas, verduras e legumes todos os dias?
  • Você se exercita? Que tipo de exercício que você faz? Quantas vezes você se exercita?
  • Você lê revistas ou artigos de notícias sobre a saúde? Se sim, qual assunto você acha mais interessante?


  • NOTA:
    Que tal usar as suas respostas para fazer exercícios de escrita?
    CLIQUE AQUI para saber como.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário