Em destaque

sábado, 2 de fevereiro de 2019

DICAS CELPE-BRAS (PARTE 1 - APRESENTAÇÃO)

Version en Français   Versione in Italiano   English Version   Versión en Español

Image (Student) by CollegeDegrees360 (CC BY 2.0)
"Dicas Celpe-Bras" é uma série de artigos aqui no meu Blog. Neste artigo, entenda como funciona a prova Celpe-Bras, quais são suas partes, quanto tempo você tem e o que se espera de você.


"O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é conferido aos estrangeiros com desempenho satisfatório em teste padronizado de português, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O primeiro teste foi aplicado em 1998."


Apresentação oficial no site do Ministério da Educação (Brasil)


Afinal, o que é o Celpe-Bras?

Se você está interessado em entrar para uma universidade brasileira ou em começar a trabalhar no Brasil, provavelmente já ouviu falar do exame Celpe-Bras. Este exame comprova a competência de comunicação em língua portuguesa do Brasil.

Como você pôde ler no trecho acima, o Celpe-Bras é uma prova que os estrangeiros podem fazer para validar oficialmente o seu nível de conhecimento em língua portuguesa. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Além de ser obrigatório para todos os estudantes internacionais que entrarão em uma universidade brasileira, também poder ser exigido por algumas empresas do Brasil.

Estes são os motivos pelos quais a maioria dos interessados querem fazer a prova do Celpe-Bras. Mas muitas pessoas também podem fazer a prova por motivos pessoais, da mesma maneira que alguns costumam prestar exames como o IELTS/TOEFL, DELE, DELF/DALF, DAF/DSH, CILS e outros por motivos pessoais.

Eu costumo acompanhar os meus alunos que fazem o Celpe-Bras e vejo que são milhares de inscritos por ano. Em 2017, foram mais de 12 mil.


Como funciona o Celpe-Bras?

O exame Celpe-Bras consiste em duas partes: escrita e oral. A metodologia do exame é bem interessante e é focada na capacidade do candidato de se comunicar dentro das limitações do seu nivelamento.

Parte escrita
Nela, você terá 3 horas e precisará completar quatro componentes: compreensão de vídeo e áudio, produção escrita e duas dissertações. Nesta parte, seu nível de português será avaliado, bem como sua compreensão de áudio.

Parte oral
Nesta parte, a duração é de 20 minutos e haverá uma prova no estilo entrevista com dois avaliadores. Eles te perguntarão sobre os seus interesses pessoais e notícias recentemente divulgadas na mídia brasileira.


Quais são os níveis de certificação?

O Celpe-Bras oferece quatro tipos de certificação (em quatro níveis). Todos os candidatos fazem a mesma prova e, a partir da correção, o candidato recebe a informação de qual é o seu nível.

O interessante é que o certificado não tem prazo de validade, diferentemente de outros exames que valem por 1, 5 ou 10 anos.

Você precisa atingir os seguintes resultados para receber o certificado equivalente:
  • Nota de 0,00 a 1,99: Você não recebe um certificado
  • Nota de 2,00 a 2,75: Você recebe o certificado de nível Intermediário
  • Nota de 2,76 a 3,50: Você recebe o certificado de nível Intermediário Superior
  • Nota de 3,51 a 4,25: Você recebe o certificado de nível Avançado
  • Nota de 4,26 a 5,00: Você recebe o certificado de nível Avançado Superior

Para conseguir o maior nível de certificado é preciso obter o mesmo resultado no exame oral e no escrito. Por exemplo, se você receber uma nota maior na prova oral e uma nota menor na prova escrita, o seu certificado será emitido de acordo com a nota menor.


Quando acontece a prova e como é a inscrição?

O exame do Celpe-Bras é aplicado no Brasil e no exterior duas vezes por ano. Uma vez no primeiro semestre (mais ou menos em abril) e outra vez no segundo semestre (mais ou menos em outubro). Mas você precisa se inscrever antes. Existem diversos postos aplicadores, no Brasil e no mundo.

A inscrição para a prova deve ser feita 'online' no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Os seguintes links vão te ajudar com informações oficiais sobre as inscrições:
portal.mec.gov.br/celpe-bras/inscricoes
celpebras.inep.gov.br/inscricao

Para participar do exame, o candidato precisa ser maior de 16 anos e também precisa ter o ensino fundamental completo.


Lista completa dos artigos da série...

DICAS CELPE-BRAS (PARTE 1 - APRESENTAÇÃO)
DICAS CELPE-BRAS (PARTE 2 - PROVA ESCRITA)
DICAS CELPE-BRAS (PARTE 3 - PROVA ORAL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário